17 de julho de 2011

Fases.....


Fases são relativas, o que são fases para uns é apenas bobagem para outros, mais todos concordamos que passamos constantemente por elas. Quem nunca teve a fase de usar só roupas pretas, não querer nada com a vida, indeciso com que faculdade (medicina, arquitetura ou moda), questionar sua opção sexual (meu lado feminino é lésbico) e por ai vai. Na Ordem Demolay, as fases são essenciais, e a passagem por essas fases é que garante a sobrevivência da ordem.

A primeira fase é quando você entra, chamo de fase de se situar ou boiando se preferir. Nessa etapa você não precisa fazer nada! Exceto aprender e observar, e com o tempo se enturmar, não com um grupinho em específico mais com todos os irmãos.

A segunda fase é por em prática, fazer cargos, cerimônias, candidatar-se, tomar bronca de tio, mostrar trabalho. Nessa fase aparecem as maiores dores de cabeça (se você acha que não, candidate-se) e com as responsabilidades vem o reconhecimento. É a fase que mais deixa saudade.

A terceira fase é a mais difícil, nela você tem que aprender a parar “largar o osso” como se diz. Justamente quando suas opiniões ficam melhores e mais apuradas é a hora de usá-las o menos possível e deixar os mais novos aprenderem. Essa fase seria uma aposentadoria, entretanto cabe aos “vovôs” ensinar, preparando os mais novos para percorrer todas essas etapas.

APRENDER, FAZER e ENSINAR são os três verbos que melhor caracterizam as fases do Demolay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc vai gostar...