27 de outubro de 2011

Além das Sete


8ª Virtude de Hoje é Tolerancia

Alguém ai pode me falar o que é Tolerância?

Ontem estava reunido com alguns DeMolays e resolvi escrever esse post com esse assunto. O que me motivou? Não importa! Eu escrevo para todos NÓS que não praticaMOS essa virtude.

A palavra tolerância provém do latim “tolerantia”, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.
Tolerância é uma das tantas virtudes, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem".
A tolerância, entendida como respeito e consideração pela diferença, como uma disposição para admitir, nos outros, uma maneira de ser e de proceder diferente da nossa, ou como uma atitude de aceitação do legítimo pluralismo, é,em todos os aspectos, um valor de enorme importância.

E ai galera, quantas vezes SOMOS (pois eu me coloco dentro desse grupo) intolerantes no nosso dia-a-dia?
Pois eu digo o que acho: MUITAS!
Erramos quando não respeitamos as diferenças da nossa família, dos nossos amigos e das pessoas que não conhecemos!

O que nos leva a isso?
A invasão do direito alheio? O ultrapassar o limite de tolerância? A incapacidade de compreensão mútua ou própria? A falta de empatia? A nossa própria natureza, o nosso temperamento?

A resposta é “A DIFERENÇA!”. Mas isso não devia causar intolerância, mas sim crescimento, pois é através disso que crescemos para a vida, superando e reconhecendo o que nos difere! Somos limitados, e isto se manifesta também no modo tosco com que nos relacionamos com as pessoas. Então vamos praticar essa virtude para mudar essa limitação que só nos causa discórdia.

Se voltarmos ao passado, vemos exemplo da falta de tolerância com a morte de nosso patrono e mártir, Jacques DeMolay e de muitos outros homens e mulheres que perderam a vida para deixar sonhos vivos, para ser fiéis naquilo que acreditavam.


#EUQUEFALO
Pois é Galera, estou abrindo espaço para que vocês possam participar do engrandecimento do BLOG; quem quiser participar é só mandar o seu texto para " kael.costa@hotmail.com " e escrever no assunto Tribuna DeMolay, assim seu os textos vão passar por um processo de seleção e os melhores eu postarei aqui no Tribuna DeMolay.
  
MoMento Humor:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc vai gostar...