25 de junho de 2011

Um Dilema Cruel.

A Ordem DeMolay,requer dedicação e disponibilidade porém coloquemos na balança:
Mérito maior = (   )Saber o Ritual Decorado de trás pra frente.
                          (X)Ser um DeMolay que passou em Medicina ou se Deu bem eu seu ramo.
Pois é.Nossa Vida profana também Merece dedicação e disponibilidade.
Passamos hoje pelo amanhecer de nossas vidas, e como qualquer jovem, o nosso maior desafio é conseguir o primeiro emprego.Por isso vagando pela internet um dia desses encontrei um texto que dava Dicas bastante interessantes,então decidi posta-lo pois me ajudou bastante.


Um dilema cruel que grande parte dos estudantes e recém-formados têm é de como conseguir um bom emprego se as empresas exigem experiência comprovada e por outro lado, como conseguir a tal experiência se o emprego para inexperientes é escasso.
Não tema, existem recursos interessantes para acabar com isso e solucionar o problema do curriculum vitae com pouco conteúdo, mas antes será preciso entender alguns detalhes importantes.


A única pessoa capaz de mudar seu status é você mesmo e mais ninguém. Logo abaixo há disponível para download um modelo de curriculum formatado para preencher a folha com pouco texto, mas este é o recurso mais superficial. Um curriculum vitae bem recheado requer dinamismo da sua parte e quanto antes se mexer melhor será.
Outro detalhe é que será preciso aprender a pensar como o entrevistador da empresa que oferece a vaga de emprego. Vislumbre o ponto de vista do empresário e diferencie-se dos demais candidatos com estas dicas e a partir delas seja criativo.
Por fim, você precisa escolher cedo que carreira vai querer seguir.Quanto antes essa ficha cair, mais experiência pontual para seu ramo de atividade você poderá galgar. Qualquer experiência não vale, você precisa concentrar seus esforços em atividades que estejam alinhadas ou que tenham algo a ver com a profissão que você busca.

As experiências que mudarão sua vida

Meu avô já dizia: “O trabalho vem antes do emprego”. E realmente é simples assim. A dica definitiva para ter experiência é pensar no trabalho como etapa necessária para o emprego e não confundir um com o outro.Trabalho e emprego são duas coisas completamente diferentes.

Trabalho é qualquer esforço com um propósito, que transforma a natureza pelo empenho físico e mental. Emprego é a relação comercial entre quem possui a estrutura de trabalho (recursos e a organização) com o trabalhador, onde o pagamento é feito a título de salário.
Enquanto o emprego lhe dá dinheiro e requer experiência o trabalho lhe dá experiência com pouca ou nenhuma remuneração e é proporcionalmente muito mais fácil de conseguir.
Como trabalhar pela sua experiência


A sociedade oferece alguns interessantes meios legais para que você possa trabalhar em troca de experiência sem necessariamente se transformar em mão de obra escrava. Afinal, a experiência nessa fase inicial, se transforma em moeda de troca. Se as empresas estão dispostas a pagar mais pela sua experiência, em uma relação de emprego, você naturalmente pode trabalhar por ela.

Os meios mais comuns são:
  • O trabalho voluntário.: É a atividade desempenhada ao prestador do serviço ou trabalho sem nenhuma remuneração ou vinculo empregatício. Uma ótima fonte para trabalho voluntário provém das Organizações não Governamentais (ONGs) que estão difundidas em todo o planeta. Você deve procurar trabalho voluntário em sites como o Portal do Voluntário que procuram aglomerar boas ONGs (organizadas, sérias e comprometidas). Procure por atividades alinhadas com sua carreira e experiências correlacionadas com seu campo de atuação. Recrutadores gostam de jovens que demonstram inciativa e comprometimento social. O trabalho voluntário fará bem ao seu curriculum vitae e o ajudará na conquista do primeiro emprego.
  • Programas de trainee e estágios.: Como estagiário é possível trabalhar ganhando algum dinheiro (na maioria das vezes), porém é mais difícil conseguir experiência desenvolvendo tarefas com relacionamento real ao seu propósito. O pulo do gato está na escolha da empresa na qual se pretente fazer o estágio. Empresas renomadas podem colaborar com seu curriculum vitae, porém são maiores as chances de não deixarem que você desenvolva atividades além de entregar documentos e fazer xerocópias. Empresas menores e desconhecidas podem lhe dar a chance de atuar mais na sua área, por necessidade. Em ambos os casos procure manter o objetivo nos resultados mesmo que abusem um pouco de você.
  •  Emprego temporário. Épocas de muito movimento no comércio como no Natal, configuram uma boa chance de conseguir seu primeiro emprego e experiência.  Algumas funções comuns como de vendedores, atendentes, telemarketing, etc… valem a pena mesmo que em um primeiro momento pareçam estar desalinhadas com seu objetivos de carreira.  Estas funções desenvolvem características como liderança, trabalho em equipe, eloquência e mostram que você já passou pelo menos uma vez em um ambiente de intenso trabalho profissional e conhece questões como cumprimento de horários, comprometimento, sistema hieráquico, etc…
  •  Empreendedorismo. Algumas profissões permitem que você crie portfólios dos trabalhos desenvolvidos. Se este for seu caso é interessante se aventurar em um trabalho autônomo. De início a remuneração é pouca e possivelmente você desempenhará tarefas que não faria normalmente mas lembre-se, o objetivo no momento é adquirir experiência para seu curriculum vitae. De quebra ainda começa a construir uma peculiar rede de contatos, algo que fará toda diferença no que tange a qualidade do seu emprego no futuro. Neste método há maior exposição a riscos e com certeza vai lhe dar o jogo de cintura para um emprego formal e talvez até mais. Algumas pessoas que se aventuram, conseguem muito mais que experiência


Estas estratégias vão demandar dinamismo e certo tempo. Daí a importância de fazer algumas fichas caírem cedo. A única maneira de conseguir experiência assim que terminar os estudos é desenvolvendo projetos e trabalhando enquanto está estudando.

O currículo é, na maioria das vezes, o primeiro contato que uma pessoa faz com seu empregador. É o papel responsável por abrir as portas do novo empregoou fechá-las de vez.Mesmo sendo um documento de extrema importância para arrumar emprego, recebo na empresa centenas de currículos confeccionados por pessoas claramente despreparadas. Os erros mais comuns são:

·                     Erros de português (esse é fatal)
·                     Erros de digitação (transmite desleixo)
·                     Variadas mentiras (captadas na entrevista) 
·                     Esquecer dados importantes
·                     Documento sujo ou amassado (falha imperdoável)
·                     Diagramação mal feita ou extravagante
·                     Exagero nas descrições das tarefas
·                     Texto prolixo (fala, fala e não diz nada)


bons modelos de currículo devem:
·                     Ter um resumo breve e objetivo
·                     Ser claro e abrangente
·                     Verdadeiro sobre sua experiência
·                     Estar atualizado, bem escrito e formatado
·                     Chamar a atenção de quem lê
·                     Ter no máximo duas páginas
 E deve procurar responder as principais perguntas dos entrevistadores:
·                     Quais são seus objetivos? (sumário objetivo)
·                     A razão pela qual você considera merecer o cargo
·                     Quais atividades desempenhou e o retorno disso
·                     Você é organizado e focado? (o currículo já diz isso)
·                     Sabe se comunicar de forma objetiva e concisa?
·                     Você é bom? (enfatize os pontos positivos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc vai gostar...