27 de maio de 2012

Vaidade -é Bom ou Ruim ?


Hoje falaremos de um dos sete pecados capitais que é com certeza, depois da gula, o mais cometido dentro de um capítulo: A Vaidade. A Vaidade assim como disse o sábio profeta wikipédia é nada mais nada menos que o desejo de atrair a admiração das outras pessoas criando uma imagem pessoal a ser transmitida a seu público alvo; Mas essa virtude é uma coisa boa ou não?
Há aqueles que vêem a vaidade como uma coisa boa, pois atribuem a ela o despertar de um sentimento de competitividade em meio a um grupo (como um capítulo), fazendo esse grupo prosperar, pois suas unidades querem sempre crescer.
Mas em controversa também há aqueles que a vêem como uma coisa ruim, gerando apenas sentimentos negativos ao ambiente, como inveja, desprezo e arrogância.
Pessoalmente acho que a “Vaidade” em si não é uma coisa boa porque é muito bom cuidar de si mesmo, da pele, do seu corpo assim como da mente e da alma; ruins, são os efeitos de uma vaidade exacerbada, que afasta você das pessoas, e a transforma em melhor do que os outros sem ser, O excessivamente vaidoso põe de lado o sentimento fundamental para a convivência em sociedade: a Humildade.
Juntamente com o orgulho, faz parte dos sete pecados capitais e são eles, a pá e a enxada para cavar o profundo buraco do qual o próprio protagonista irá cair.
A Vaidade acaba por desencadear a formação de um caráter, no mínimo duvidoso, pois quem as vezes se sobressai, consequentemente se torna uma ameaça.E qual a forma de eliminá-las ? Rebaixando-as e atacando-as. Daí começa as ações de puxar o tapete, da maledicência, de querer humilhar, e isso leva a um circulo vicioso.
Por isso é importante a vaidade boa, pois  ela nos dá um bom equilíbrio emocional e espiritual. Quem é seguro de si mesmo não usa essa virtude de forma negativa, pois tem a auto-estima elevada o suficiente pare estar bem consigo mesmo, o que o leva a um novo circulo vicioso do bem, onde um sentimento bom resulta em atitudes naturalmente boas.
Dentro de um capítulo, é comum, e extremamente necessário haver um pouco de vaidade em cada DeMolay, para que ele tenha o desejo de obter um cargo de mais destaque, almejar o cargo de MC, querer saber sempre mais pois isso é bom não só como membro de um capítulo mas como pessoa pois é preciso querer sempre vencer na vida na medida do possível(sem querer dar um passo maior que a perna), lembrando sempre que é necessário haver um equilíbrio entre a vaidade boa e má!
Se você percebe que está sendo vaidoso de mais, reveja seus atos para com seus amigos, sua família, seus irmãos, já que única pessoa que pode mudar isso é você; Querer se rebaixar em algum aspecto vai ser apenas andar pra trás se você não fizer nada quanto a seus atos.
Portanto é preciso encontrar o ponto de equilíbrio nas emoções e naquilo que deseja pois como explicou Newton: “ Para Toda Ação Existe Uma Reação Proporcional.”

Um comentário:

  1. caro irmão gostaria de dizer como me sinto inspirado de ler suas publicações, e peço que para a felicidade de todos os irmãos, que elas continuem a ser publicadas com frequência

    ResponderExcluir

Vc vai gostar...