2 de janeiro de 2012

Os 21


Semanas a trás em meu capítulo ocorreu mais uma  posse. Para quem não sabe, posse é o início de uma nova administração dentro de um Capítulo DeMolay. Então, desde já, quero parabenizá-los por isso. Não somente os Conselheiros e dos tios do novo conselho, mas a todos os irmãos ativos (isso inclui os Seniores Ativos também) que irão participar desse novo semestre.

Na mesma cerimônia da posse ocorreu também a cerimônia da Maioridade. Com certeza vocês sabem o que significa. Um DeMolay que atinge 21 anos de idade e deixa de ser um DeMolay ativo.

O caráter que a cerimônia da maioridade traz é, muitas vezes, entendida de maneira errada. Parece que na cerimônia, o DeMolay deixa de ser DeMolay.

“Irmãos, alguns de nossos membros atingiram os anos da maioridade e agora deixam de ser membros ativos de nossa Ordem. É justo que devamos dar a devida consideração a esse fato e dar-lhes um adeus formal e fraternal como DeMolays ativos.”

Viu, só deixamos de ser DeMolays ATIVOS. E isso quer dizer que nos não poderemos mais votar, candidatar-se, ou seja, perdemos nosso poder de decisão ativa dentro de um Capítulo. Isso não é ruim, pois a Ordem DeMolay é um corpo Juvenil e assim cabe aos membros jovens atuarem ativamente dentro de um Capitulo. Então nem preciso dizer que não nos tornamos EX-DEMOLAYS, por que continuamos trabalhando. Muitas vezes é nessa fase que muitos DeMolays começam a trabalhar ainda mais dentro da Ordem (Não estou dizendo que não trabalhamos antes).

O que acontece é que a Maioridade traz certa responsabilidade ao DeMolay. A partir desse momento nossas atitudes se tornam exemplos, nossa palavra tem muito mais repercussão. O Sênior DeMolay poderá participar do Conselho Consultivo e ajudará o Capitulo de uma nova forma, uma forma mais madura.

Espero todos vocês no Leste, SIM EU VOU ESTAR LÁ ESPERANDO!

Mais uma vez, parabéns aos ativos pela posse e que sejam bem vindos os novos Seniores.

Um comentário:

Vc vai gostar...