7 de dezembro de 2011

Por que a ritualística?


Sabemos que, desde quando pisamos pela primeira vez como Irmãos dentro dessa sala capitular, nos tornamos parte de uma ordem, a ordem Demolay. Como o próprio nome diz ORDEM, devemos nos conscientizar de que existem regras a serem seguidas, pois são elas que mantém a ordem na Ordem!
Sendo mais especifico, gostaria de dizer a respeito da ordem dos trabalhos e os tipos de condutas dentro de uma sala capitular, o que marcam a nossa ritualística. Como não é permitido veicular nada a respeito de nosso ritual através da Internet, citarei exemplos e explicações extra-ritualísticos para que facilite a compreensão de cada um de vocês.
  

Ritualística, para ser mais exato, não se restringe ao que está dentro de nossa sala capitular, pois ela é tudo que praticamos em nossas vidas diárias, cada um com sua maneira de praticar, tudo em prol de uma organização e de uma finalidade, seja em nossas casas, em nossas oficinas de trabalho, ou em qualquer outro local. Se queremos que o nosso patrão nos promova, devemos o surpreender de tal maneira que faça a nossa empresa crescer, por exemplo, mesmo sabendo que na teoria, a empresa cresce pela idéia de poucos, na prática, é a união de todos é que faz ela progredir. Se queremos ser recompensados por nossos pais, devemos manter a casa organizada, tudo em seu devido lugar. Logo, tudo que vivemos faz parte de uma ritualística, pois há finalidade em tudo que fazemos.
Não restrito apenas a coisas boas, a ritualística pode ser usada para gerar o caos também, ela é uma moeda, e toda moeda tem sua dupla face. Assim como você pode colaborar numa organização para o bem estar, poderá também colaborar de tal maneira a gerar desconforto ou qualquer tipo de desordem. Acontece de, algumas vezes, sentirmos o ambiente de um determinado local, sobrecarregado, podendo nos fazer sentirmos mais animados e felizes, ou exaustos e tristes, e existe todo um estudo explicando o porquê disso. Costumam chamar isso de egrégora, sendo um acumulo de energias físicas, emocionais e mentais de um grupo de pessoas reunidas, aptas a praticar uma ação ou que possuem em mente um propósito único, ou, no mínimo, relativo.
 
Sabemos então que a paciência de todos, a colaboração de todos e a organização de todos em um capítulo é fundamental para o bem estar do ambiente em que reunimos, e assim estamos mais próximos de progredir, caso contrário, falharemos e nos sentiremos incapazes. De praxe, leve a sério o que está escrito em nosso ritual, nos mínimos detalhes, pois além de ser a nossa maior ferramenta para nos reunirmos em coletivo, ele é o primeiro passo para entendermos um pouco sobre nossa ordem, e refletirmos, mais tarde, sobre tudo a respeito de nossas vidas.

Por mais que seja importante praticar, não cabe a nós DeMolays, entender com precisão sobre tal assunto, pois como Tio Marcelo Rossin, sempre me dizia, por mais interessante que seja o assunto, a explicação disso é maçônica, é algo que deveria estar restrito, de fato, a nós, apesar de sabermos que nem sempre as explicações estão tão restritas assim. O mínimo que podemos fazer é comparações de nossas vidas à ritualística que nossos irmãos sempre nos ensinaram, seja em Ordem ou não. O Demolay que é Demolay, vai além das expectativas de qualquer Maçom, pois ele se exalta e se supera sempre em questão de conhecimento. Ele busca querer saber sempre além do que lhe é passado dentro da Ordem, ele busca isso na vida.

 
Partindo desse ponto, nós DeMolays nos perguntamos: Por que a ritualística? Por que praticar, se não sabemos a sua finalidade?

Talvez, parte de vossas perguntas, estão agora respondidas, já a outra parte, cabe a vocês entenderem e procurarem saber.

Vc vai gostar...