27 de outubro de 2011

Além das Sete


8ª Virtude de Hoje é Tolerancia

Alguém ai pode me falar o que é Tolerância?

Ontem estava reunido com alguns DeMolays e resolvi escrever esse post com esse assunto. O que me motivou? Não importa! Eu escrevo para todos NÓS que não praticaMOS essa virtude.

A palavra tolerância provém do latim “tolerantia”, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.
Tolerância é uma das tantas virtudes, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem".
A tolerância, entendida como respeito e consideração pela diferença, como uma disposição para admitir, nos outros, uma maneira de ser e de proceder diferente da nossa, ou como uma atitude de aceitação do legítimo pluralismo, é,em todos os aspectos, um valor de enorme importância.

E ai galera, quantas vezes SOMOS (pois eu me coloco dentro desse grupo) intolerantes no nosso dia-a-dia?
Pois eu digo o que acho: MUITAS!
Erramos quando não respeitamos as diferenças da nossa família, dos nossos amigos e das pessoas que não conhecemos!

O que nos leva a isso?
A invasão do direito alheio? O ultrapassar o limite de tolerância? A incapacidade de compreensão mútua ou própria? A falta de empatia? A nossa própria natureza, o nosso temperamento?

A resposta é “A DIFERENÇA!”. Mas isso não devia causar intolerância, mas sim crescimento, pois é através disso que crescemos para a vida, superando e reconhecendo o que nos difere! Somos limitados, e isto se manifesta também no modo tosco com que nos relacionamos com as pessoas. Então vamos praticar essa virtude para mudar essa limitação que só nos causa discórdia.

Se voltarmos ao passado, vemos exemplo da falta de tolerância com a morte de nosso patrono e mártir, Jacques DeMolay e de muitos outros homens e mulheres que perderam a vida para deixar sonhos vivos, para ser fiéis naquilo que acreditavam.


#EUQUEFALO
Pois é Galera, estou abrindo espaço para que vocês possam participar do engrandecimento do BLOG; quem quiser participar é só mandar o seu texto para " kael.costa@hotmail.com " e escrever no assunto Tribuna DeMolay, assim seu os textos vão passar por um processo de seleção e os melhores eu postarei aqui no Tribuna DeMolay.
  
MoMento Humor:



16 de outubro de 2011

Formando DeMolays Inteligentes

Ai galera. Essa semana não vou postar sobre a ordem. quem me conhece sabe que eu adoro fazer vídeos.
Então decidi mostrar meu trabalho pra vocês, acho que ficou bem legal espero que gostem.


2 de outubro de 2011

FAQ sobre a Ordem DeMolay


Primeiramente queria deixar claro o que é um FAQ.
 FAQ é um sigla em Inglês que significa   Frequently Asked Questions , que  em português significa Perguntas Frequentes. Espero que possa ajudar a galera com essas perguntas respondidas com clareza.



Olá queridinhos,
 Não vejo melhor assunto do que responder às perguntas mais freqüentes feitas aos DeMolays já que está chegando a época da iniciação em muitos capítulos. Diariamente passamos por um batalhão de perguntas feitas pelas pessoas. Muitas vezes, se respondemos essas perguntas descuidadamente, podemos ser mal interpretados e provocamos uma má visão da nossa Ordem.

O que é a Ordem DeMolay? Quais são seus objetivos?
      A Ordem DeMolay é uma organização mundial filosófica e fraternal, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos patrocinada pela maçonaria universal. Fundada nosEstados Unidos dia 18 de Março de 1919 pelo Maçom Frank Sherman Land. Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil, atualmente é a maior organização juvenil do mundo tendo Capítulos em países como Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos,Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.
Seus objetivos são: Através da reunião de jovens sob uma mesma bandeira e tendo como preceito as virtudes cardeais O Amor Filial, Reverência pela coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, a Ordem oferece instrumentos para que o próprio jovem lapide moralmente o seu ser e torne-se um adulto consciente e útil para a sociedade e para si mesmo.
Contribui para o desenvolvimento do caráter de lideranças, tendo por princípio o desenvolvimento da personalidade dos jovens que lutam pela emancipação pacífica e progressista da humanidade.
Além disso, propicia uma ampla gama de conhecimentos e atuação, tais como: estudos filosóficos, estudos de cidadania, ritualística, filantropia, esportes, cultura, atuação comunitária e muitas outras.
Isto é alcançado através do convívio e troca de experiências entre os jovens com a realização de atividades sociais e educativas. Assim, o DeMolay é chamado diariamente a lutar e construir uma nação melhor.

A Ordem DeMolay é uma religião?

Nossa Ordem não possui caráter de religião ou seita, tão pouco faz discriminação entre religiões para admissão de membros. Dentro de um Capítulo existem jovens que professam fé nas mais variadas igrejas. Todavia é requisito essencial para um jovem DeMolay manifestar a fé num vivo e verdadeiro Deus, nosso Pai Celestial, ou seja, um DeMolay nunca é ateu. Também é válido frisar que nossas cerimônias são realizadas em glória de Deus e não possuem, por conseguinte, nenhum caráter imoral, pagão ou herege. Aos Jovens DeMolays é ensinado o respeito a todos os Credos e objetos Sagrados de todas as Religiões.
 
Vocês são Maçons? A Ordem DeMolay é uma preparação para a Maçonaria?

Não, a Ordem DeMolay é patrocinada e aconselhada pela Maçonaria. Não é uma preparação para uma futura entrada na Maçonaria e o ingresso não na Ordem não garante acesso a ela. Nossa Ordem não se trata de uma Maçonaria Juvenil, mas sim de um corpo patrocinado por ela.

Quais são os segredos? Por que é um grupo fechado?

Costumamos dizer que não temos segredo, pois tudo da Ordem já é totalmente divulgado. Assim, o segredo dos DeMolay é o espírito DeMolay, o companheirismo aliado a fidelidade que nos une fortemente.
O DeMolay é um grupo fechado, pois apenas os jovens que possuem os critérios para a admissão são escolhidos e convidados a iniciar nos Capítulos.

Quais os critérios para um jovem se tornar um DeMolay?

Basicamente para ser um DeMolay, devemos ter uma boa índole e sermos bons cidadãos.
Mais detalhadamente procuramos jovens que tragam consigo a Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. Que tenham entre 13 e 21 anos, professem crença em Deus, afirmem lealdade a seu país, busquem a elevação moral pessoal e que se comprometam aos ideais de um DeMolay.

Então Galera é isso ! Espero ter  ajudado ai !

#EUQUEFALO
Estou trabalhando aqui em um designer mais sofisticado e atualizado para o BLOG. Em breve no AR no Tribuna DeMolay. Vlw galera 
Até a próxima

Vc vai gostar...